quinta-feira, 31 de outubro de 2013


Comenda Rio de Janeiro – Cidade Maravilhosa


O Instituto Comnène Palaiologos de Educação e Cultura lançou na sede da FALB/FALARJ no centro do Rio de Janeiro em 2013, a Comenda Rio de Janeiro – Cidade Maravilhosa e concedeu a mesma ao Comendador Franklin Lopes de Freitas no dia 19 de dezembro do mesmo ano. A outorga ocorreu em reconhecimento de suas contribuições de destaque em diversas áreas de trabalho e tarefas humanitárias em prol de um mundo melhor.



XXII Congresso da COBAP


A COBAP – Confederação Brasileira de Aposentados, Pensionistas e Idosos em parceria com a Federação das Associações de Aposentados e Pensionistas de Santa Catarina – FEAPESC realizaram em Costão do Santinho/SC nos dias 20 a 24 de outubro de 2013 o XXII Congresso Nacional de Aposentados e Pensionistas e Idosos. O Comendador Franklin Lopes de Freitas foi convidado pelo SINAP/MG e participou junto com sua namorada, a Miss Neusa Reis.






Grã Cruz Acadêmica


A Academia de Artes, Ciências e Letras de Iguaba Grande/RJ, após averiguações curriculares e pesquisas necessárias, concedeu para o Comendador Franklin Lopes de Freitas a Grã Cruz Acadêmica. A outorga ocorreu em evento solene das sessões do Parlamento Acadêmico no dia 25 de outubro de 2013.





Comenda Carlos Drummond de Andrade - ALB


Em reunião solene de lançamento da ALB/RMBH – Academia de Letras do Brasil, região metropolitana de Belo Horizonte, no dia 21 de novembro de 2013 o Professor José de Morais, presidente da Entidade que tem sua sede em Ribeirão das Neves concedeu para o Comendador Franklin Lopes de Freitas a Comenda Carlos Drummond de Andrde, grande vulto brasileiro da arte e cultura, patrono da ALB/RMBH. A medalha foi outorgada em reconhecimento de apoio inestimável e grandes colaborações que o homenageado tem prestado a Instituição e ao desenvolvimento sociocultural no Município e no Estado de Minas Gerais.













Conselheiro da Paz



Em 04 de novembro de 2013 o Comendador Franklin Lopes de Freitas recebeu a nomeação de número 0811.04/2013 do CONAHCLA, Conselho Nacional de Heráldica, Ciências, Letras e Artes, no grau, honra e posição de Conselheiro da Paz. A entrega do título ocorreu em reunião pública da Entidade no dia 13 de dezembro de 2013 na sede da FALB/FALARJ no Rio de Janeiro.




Comenda Causas Imortais – ALB

A ALB – Academia de Letras do Brasil, seccional Minas Gerais concedeu para o Comendador Franklin Lopes de Freitas, no dia 30 de novembro de 2013, a comenda Causas Imortais Miguel Máximo Angel Robles Tejada. Miguel foi uma personalidade cultural, científica, pesquisador e filósofo que defendeu grandes causas universais, é um dos patronos internacionais da ALB, primeira Academia Mundial da Ordem de Platão. A outorga se deu em reconhecimento da inestimável contribuição do homenageado prestada a favor do desenvolvimento sociocultural com repercussão a nível nacional e internacional. O Comendador Franklin agradece a Professora Dra. Silvia Araújo Motta, diretora de relações institucionais e ao Professor Dr. Mário Carabajal presidente da ALB.





Defensor Especial dos Direitos Humanos


No dia 12 de outubro de 2013 a Confederação Nacional dos Delegados de Direitos Humanos e da Paz Social com sede no Rio de Janeiro, outorgou para o Comendador Franklin Lopes de Freitas a nomeação de Defensor Especial dos Direitos Humanos. A distinção foi conferida em reconhecimento de seu trabalho como Delegado dessa mesma área pela Federação Brasileira dos Direitos Humanos e principalmente pelos seus relevantes serviços prestados as causas humanitárias, sociais e assistenciais para as classes menos favorecidas.









Colecionador de datas ganha acervo que o torna recordista

Radialista Antonio Cézar, cego, mantém site sobre o assunto e herdou pesquisa de mineiro


Se você tem um amante, saiba que hoje é o dia dele e, portanto, não esqueça o presente. É que hoje é o Dia do Amante, e também marca outras 44 datas comemorativas, todas devidamente cadastradas e catalogadas pelo radialista Antonio Cézar, 48 anos, de Américo Brasiliense.

Cézar vem colecionando datas desde 2008 e mantém um site sobre o assunto. Agora, ele está atrás de ajuda para trazer de Belo Horizonte acervo que ganhou de Franklin Lopes Freitas - que coleciona desde 1986 -, considerado o maior colecionador de datas brasileiro, constando inclusive no livro de recorde Guinness Brasil.

“São 200 quilos de material e não tenho condições de pagar para uma transportadora trazer, já que pelos Correios seria impossível enviar todos esses documentos”, lamenta. Com o acervo de Freitas, Cézar se tornará o maior colecionador de datas do País.
Deficiência 

Cézar é catarinense e nasceu deficiente visual. Sua paixão por datas começou quando resolveu abrir um negócio de telemensagem. “Comecei a pesquisar as datas para poder oferecer o serviço aos clientes e acabou virando uma mania”, confessa.

Para ele, o interessante do hobby é a parte da pesquisa. “Adoro quebrar a cabeça para descobrir de onde surgiu a comemoração”, fala.

Cézar explica que uma data comemorativa pode ser federal, estadual ou municipal e pode ser instituída pelo poder público, por grupos de pessoas ou pela tradição popular. “Pesquiso junto às prefeituras, câmaras e assembleias, pois algumas são instituídas por lei”, observa.

No site que mantém (http://diasde.com/) as datas estão catalogadas por mês e Cézar não tem ideia de quantas estão registradas. “Ainda não parei para contar, minha preocupação agora é levantar o maior número possível”, justifica.

De acordo com ele, o Brasil é um dos países que mais tem datas comemorativas. “Aqui, tudo é motivo para festa e, principalmente, para feriado”, lembra.

Dia do selinho e até do orgasmo
No calendário mundial de datas comemorativas, há dia para tudo: do pênis ao selinho, passando por orgasmo, pizza, prostituta e vagina, entre outros. Somente hoje, por exemplo, são 45 motivos para comemorar, entre eles os dias da Bíblia, do Contribuinte, do Inventor e do Amante.
O primeiro feriado oficial foi na França, na comemoração da Revolução Francesa em 14 de julho, com a queda da Bastilha. Mas na era romana os feriados já se faziam presente.
Segundo o historiador Rainer Souza, ao longo do século 20, a concretização do capitalismo social estabeleceu outras datas, sendo o 1º de maio a principal delas.
Algumas datas são fixas e outras são volantes, como o Carnaval e a Páscoa. No Brasil, os santos são as figuras, com os políticos, que mais permeiam as comemorações, justificando a fama de país festeiro.